USA

Afinal, o que são HRtechs?

Publicado em 12/08/2019

Já passamos do tempo em que o RH tinha apenas o papel de departamento pessoal dentro de uma organização. Como área estratégica do negócio, a área de RH passou a acumular processos estratégicos crescentes e a necessidade de estruturá-los e torná-los mais ágeis se tornou urgente. 

Muito provavelmente você já ouviu falar em termos como fintech, legaltech ou hrtech. As novas empresas de tecnologia, em especial as startups, apesar de recentes, estão dominando o mercado. Isso porque suas soluções vieram para facilitar, agilizar e trazer mais eficiência às mais diversas demandas do dia a dia. 

Pensando nas necessidades e nos processos das áreas de recursos humanos, o caminho não foi diferente. As hrtechs têm se mostrado grandes aliadas no caminho de automatizar, enriquecer e trazer mais eficiência ao RH.

 

As HRtechs

Em síntese, as empresas que oferecem “tecnologias para o RH” nada mais são do que soluções pensadas especialmente para a automação de funções da área de recursos humanos. Assim como em outras áreas, a tecnologia agrega à desburocratização dos processos, abrindo espaço para que as equipes trabalhem de forma mais estratégica. Além disso, colabora com a inteligência do setor, agregando ainda mais valor às entregas. 

O que vemos hoje como hrtech é uma evolução importante do modelo das décadas de 70 e 80, quando os primeiros softwares de gestão de folha de pagamento foram criados. O que vivemos hoje é chamada a era do RH 4.0, em que as principais soluções disponíveis são em nuvem, usam inteligência artificial e se baseiam, principalmente, em dados. 

Até mesmo o modelo de negócio se alterou, a maioria das hrtechs são hoje comercializadas no modelo SAAS (software as a service) e, diferente do início, quando eram desenvolvidas pelas gigantes de TI, hoje são criadas pelas mais disruptivas startups. 

Os principais pilares das melhores hrtechs do mercado são inteligência artificial, big data – isso é, a coleta e o armazenamento de dados de forma eficiente -, people analytics, uso do mobile para maior engajamento e a computação em nuvem. 

Todos esses aspectos possibilitam que algo extremamente subjetivo como a gestão de pessoas se desenvolva em processos mais objetivos, capazes de diminuir riscos operacionais, além de contribuir de forma mais eficaz para o crescimento dos negócios em si. De forma geral, a tecnologia permite a otimização de tempo, recursos financeiros e produtividade . 

Diversas possibilidades

De forma simples, o objetivo de uma hrtech é coletar dados para gerar insumos e capacitar o RH a tomar melhores decisões. Dessa forma é possível aprimorar uma enorme variedade de processos e ações que envolvem o RH. 

Como nos primeiros softwares criados para essa área, uma das possíveis funções de uma hrtech e talvez a mais lógica delas é o controle de folhas de pagamento, assim como outras formas de controle; como horários, férias e, até mesmo, benefícios. 

Outro caminho interessante trilhado pelas hrtechs é o de recrutamento, tanto interno, quanto de novos colaboradores. O longo tempo dos processos seletivos pode ser um problema para a maioria das organizações e, através da tecnologia, é possível automatizar diversas das etapas existentes e, por consequência, economizar nos prazos. 

Além da contratação, outra solução oferecida pelas hrtechs é a possibilidade de acompanhamento dos profissionais. Através da coleta dos dados, é possível gerir de forma mais eficiente a performance dos talentos, e dessa forma, tomar decisões mais assertivas quanto à promoções, por exemplo. 

Outra solução oferecida pelas hrtechs é a possibilidade de elaborar as avaliações e pesquisas de clima. Através de tecnologia, processos custosos, trabalhosos e demandantes como avaliações 360º, envolvendo todos os colaboradores de uma área ou mesmo da empresa, se tornam mais amigáveis, rápidos e eficientes.

Algumas outras demandas facilitadas pelas hrtechs são os treinamentos e onboardings, além de possibilitar trabalhos remotos mais integrados. 

Todo este cenário de inovação traz uma certeza: a tecnologia veio para agregar à área de recursos humanos. E para contribuir ainda mais com o sucesso das empresas.